sábado, 4 de fevereiro de 2012

Piranhas recebe Maria Fumaça para fazer turismo


Sábado, 28 de janeiro foi dia de grande festa para cidade de Piranhas, em Alagoas. A Prefeita Mellina Torres Freitas reuniu cerca de trezentas pessoas, a maioria familiares de ex-ferroviários da Estrada de Ferro Paulo Afonso que foram homenageados no momento em que era apresentada a todos a locomotiva Maria Fumaça que fará o transporte de turistas num percurso de 12 quilômetros, saindo de próximo à antiga estação, hoje Museu do Sertão, até o mirante Mecejana (Fernando Collor), na barragem de Xingó, de onde os passageiros podem fazer o passeio de catamarã até o Restaurante Karranca`s e dali até o Riacho do Talhado.
Cerca de dez prefeitos de cidades alagoanas estavam presentes ao evento.
O ato foi festejado como o resgate dessa Estrada de Ferro que ia de Piranhas-AL até Jatobá (antiga Petrolândia) que foi iniciada em 1882, por decisão do Imperador D. Pedro II e funcionou até 1964. A sua história foi resgatada em dois livros escritos por Luiz Ruben Bonfim.
Para o historiador Inácio Loiola, ex-prefeito de Piranhas e hoje Deputado Estadual, “hoje é um dia tão importante para Piranhas como foi o 2 de agosto de 1883, quando foi inaugurada a ferrovia, batizada com o nome Estrada de Ferro Paulo Afonso. Ela foi desativada em 1964. Foi o maior crime que já se fez à economia desta região e, além da desativação, levaram todos os pertences, trilhos, dormentes, parafusos, tudo. Hoje, acredito piamente no governo de Mellina Freitas e no senador (Benedito Lira) que se comprometeu, como patrono desse projeto, em conseguir os recursos necessários para a sua conclusão.
Quando foi criada, no Império, o objetivo era a integração das regiões brasileiras. Hoje, o objetivo de integrar a região denominada Lagos de Xingó, que compreende os estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco e explorar essa grande indústria de divisas que temos hoje que é o turism”.
O senador Benedito Lira assegurou que “até março(2012) vou disponibilizar mais 3 milhões e até dezembro serão 10 milhões de reais para a conclusão da obra e a Maria Fumaça possa rodar até o mirante Mecejana”.
(Veja mais em www.folhasertaneja.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário